FLIP 2017 Homenageia Lima Barreto

homenageado

Começou hoje a 15º edição da FLIP (Festa Literária de Internacional de Paraty) e vai até o domingo, 30. Essa será a primeira vez que a Festa igualará o número de autores do sexo masculino e feminino, sendo 23 autoras e 23 autores. O homenageado desse ano será o escritor Lima Barreto (13/05/1881 – 01/11/1922).

Segundo a curadora da Feira em tempos onde questões raciais são fortemente discutidas no país não havia melhor momento para se falar de Barreto, embora a homenagem ao autor tenha como objetivo destacar toda sua potencialidade.

Lima Barreto perdeu a mãe, Amália Augusta, que era uma escrava liberta e professora, aos seis anos de idade. O pai, o tipógrafo João Henriques, tomou conta do menino e de outros três filhos mas, poucos anos depois, foi diagnosticado como neurastênico, ficando recolhido pelo resto da vida. A doença do pai fez Lima Barreto abandonar os estudos na Escola Politécnica para sustentar a família. Em 1903, iniciou vasta colaboração com a imprensa, publicando artigos e crônicas em jornais como o Correio da Manhã e o Jornal do Commercio.

Além da paridade entre os gêneros dos autores participantes da Feira, a FLIP 2017 destaca o aumento no percentual de autores negros que representam 30% do quadro total. Entre eles estão: Marlon James, da Jamaica; Scholastique Mukasonga, de Ruanda; e os brasileiros Lázaro Ramos e Conceição Evaristo.

A programação principal da FLIP 2017 acontecerá na Igreja da Matriz, considerada Patrimônio Nacional, onde foram instalados 700 lugares cobertos para os visitantes.

A programação completa do evento pode ser consultada no site oficial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s